Sempre fui apaixonada por esses dois estilos tanto para moda como para decoração... o meu apartamento tem um estilo bem vintage com um toque retrô e quando decidi decorá-lo me dei conta do quanto gosto desses estilos. 

Não que tenha pensado em decorar assim, mas quando me dei conta já estava...
E fui me aprofundando nesses assuntos e decidi postar aqui um pouco desses estilos apaixonantes.
O vintage surgiu como consequência da segunda guerra, vem do termo em inglês que quer dizer “safra de vinho” e resgata os elementos das décadas de 20 a 60. Suas peças são de alto valor por serem originais da época.


Neste período, era comum arrumar e consertar pertences e objetos da casa, valorizando então trabalhos compatchwork e crochê na decoração e confecção. Muito do que era produzido era feito a mão utilizando tudo que pudesse ser aproveitado.

A decoração atual tem sido muito influenciada pelas tendências mais antigas, onde destaco os anos 40 e 50.
Podemos utilizar de peças em estilo vintage de segunda mão, sem gastar muito. Encontramos em diversos sites de venda coletiva e vale a pena conferir bazares, feiras e lojas de antiguidades, sem exigir finos acabamentos e sem busca de perfeição... sem necessidade de se preocupar se os objetos tiverem sinais de uso de muitos anos.
Na verdade, é isto que dá às peças todo seu charme.


Numa das minhas buscas consegui uma penteadeira dos anos 50 bem conservada que é o meu preferido.
O estilo retrô já é inspirado na década de 70 e 80 e geralmente encontramos objetos feitos inspirados nessa época e também conseguimos encontrar objetos originais em perfeito estado de conservação.


Geralmente as peças retrô que são industrializadas são mais caras que as da atualidade, porém mais acessíveis que as vintage.
Baseado nisso, podemos até dizer que o Retrô é algo novo relançado, uma recriação ou reedição, igual ou semelhante ao antigo.
Para o estilo vintage indico os tons de pastel, cores suaves que remetem o antigo, com estampas florais e até acessórios como vasinhos, bordados e rendas.
Para o estilo retrô, abuse das cores fortes e a mistura delas no mesmo ambiente.


Agora que você já sabe a diferença desses dois estilos apaixonantes...comece a decorar!
Bjsssss 
 

Samya Farhan

  • 1

Conteúdo VIP

Insira o seu nome e endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Facebook