Olá pessoal, hoje vim aqui compartilhar com vocês uma técnica que utilizei para decorar a minha cozinha.

O meu apartamento é daqueles bem antigos mesmo… e a cozinha dava vontade de dormir com aqueles azulejos amarelos com desenhos estranhos que não me dizia nada...mas era realmente desanimador.

Como a cozinha é um dos ambientes da casa que mais uso, pra mim tem que ser alegre e aconchegante, que dê vontade de ficar e me anime a cozinhar.


Então, na hora da reforma decidi não quebrar nada e a técnica que pedi para o pedreiro fazer foi a de cobrir todo o azulejo com argamassa.
Assim a parede ficou toda lisinha e os azulejos ficaram por baixo.

Essa técnica elimina totalmente qualquer vestígio dos azulejos que estão por baixo da argamassa e a parede fica bem lisinha.
Porém, para fazer esse processo precisa verificar se todas as cerâmicas estão bem firmes e que não tenha infiltração.

O material utilizado é a massa acrílica porque a massa corrida não adere na superfície do azulejo. Serão necessárias três camadas e entre a aplicação de uma camada para outra é necessário lixar a parede e aguardar a secagem.
Portanto, não é um trabalho tão rápido assim...mas o resultado compensa.


Finalizando esta etapa chegou a hora da pintura. Neste caso escolhi uma tinta que ao secar pode ser lavável ou seja posso passar um paninho úmido e pronto está limpo.
Já que se trata da cozinha, né?! O molho que espirra… gordurinhas… enfim...
Outras tintas recomendadas de fácil limpeza é a tinta acrílica acetinada ou semibrilho.
Quando a minha cozinha estava toda branquinha, achei que estava branca demais hahaha e decidi dar uma colorida e bem em cima da pia onde tem mais umidade fiz um painel de azulejos antigos.

Mas desta vez escolhi cada uma das peças, fui no cemitério de azulejos próximo de onde moro e montei um painel colorido, divertido e que protegeria aquela parte da parede da cozinha onde molha e acaba tendo mais gordurinhas por causa do fogão.

Então ficou assim nessa parte: azulejo antigo que queria esconder… por cima a argamassa pintada de branco e para finalizar por cima coloquei os azulejos antigos do meu gosto somente em cima da pia e fogão.
Para finalizar pintei uma parte da parede da cozinha com uma tinta lavável cor de lousa...ali a minha filha poderia desenhar enquanto cozinho… em outros momentos serve para deixar um recado ou escrever o Menu no dia de visitas… fica um charme!

Adicionar Foto minha parede.

Existem várias outras técnicas para inovar sua decoração e cobrir os azulejos antigos, como:

● Pintar os azulejos:
Neste caso utiliza-se a tinta própria para pintura de azulejos seguindo as recomendações do fabricante. O formato dos azulejos ficam a mostra mudando a cor do ambiente.


● Azulejo sobre azulejo:
Esse método é o que menos gosto e muitas pessoas não recomendam. Para fazer esse tipo de procedimento, primeiro precisa verificar se os azulejos estão em bom estado, sem infiltração, quebradiços, soltos, descolados ou estufados. O material utilizado é a argamassa piso sobre piso. A desvantagem é que se perde espaço por um azulejo estar por cima de outro, portanto, as janelas, tomadas, portas e pontos de saída de água deverão ser reajustados com a nova dimensão.


● Adesivos de Azulejo:
Para esse método é preciso medir o azulejo onde será aplicado o adesivo para que fique bem colado sem cobrir o rejunte, dando um aspecto natural. Será necessário um estilete para cortar os cantinhos ou fazer pequenos acabamentos, espátula ou régua para ajudar a retirar possíveis bolhas e álcool ou desengordurante para limpar os azulejos antes da aplicação do adesivo.


Esse é um dos métodos mais fáceis e rápidos. Principalmente para quem mora de aluguel, pois ao retirar o adesivo não deixa resíduo.


Espero que tenham gostado, se gostou. Compartilha!  

Samya Farhan

  • 1

Conteúdo VIP

Insira o seu nome e endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!